Foto: google street view (Reprodução)
Um detento foi encontrado morto dentro de uma cela do Presídio Estadual de São Sepé na madrugada desta quinta-feira (25). A vítima foi identificada como Diogo dos Santos Machado, 43 anos.
Segundo informações, o caso ocorreu por volta das 3h30min, quando agentes penitenciários foram avisados pelos presos da galeria B sobre a situação. Na cela, além de Machado, estavam outros 23 detentos.
Durante a retirada do corpo, houve resistência dos demais presos, que passaram a bater nas grades e a ameaçar os policiais penais. A Brigada Militar foi acionada para dar apoio e, no confronto, os agentes precisaram utilizar munição antimotim. Os detentos arremessaram água quente e alimentos contra os servidores, e um deles chegou a ameaçar matar um policial, segundo a ocorrência.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou a morte. O corpo do detento foi encaminhado para necropsia, que deve apontar a causa do óbito.
Outro preso também ficou ferido após ser atingido por munição antimotim e foi levado ao Hospital Santo Antônio. Ele recebeu atendimento médico e, em seguida, retornou à unidade prisional.
A Polícia Civil foi chamada e ficará responsável pela investigação que vai apurar as circunstâncias da morte.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Penal, que se manifestou através de nota, confira:
A Polícia Penal informa que, durante a madrugada desta quinta-feira (25), servidores foram acionados em razão de um preso estar desacordado no interior da cela. Foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que prestou atendimento e constatou a falta de sinais vitais e o óbito do referido indivíduo. Cabe salientar que não foram encontrados sinais de violência no corpo.
A causa da morte será apontada em laudo do Instituto Geral de Perícias e as circunstâncias serão apuradas pela Polícia Civil e pela Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário.